Snc sistema normalização
1. Refira o que entende por informação contabilística comparável no tempo e no espaço.
A informação contabilística deve ser comparável no tempo, isto é, deve permitir aos seus utilizadores a sua comparação ao longo do tempo (mês após mês, ano após ano) e assim permitir uma avaliação da sua evolução. Ser comparável no espaço, traduz-se no facto da informação contabilística dever permitir aos seus utilizadores compararem-na com a de outras empresas, no entanto, a comparabilidade não deve ser confundida com mera uniformidade.
2. Explique por palavras suas porque embora se pretenda que a elaboração das contas consolidadas apresente uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e dos resultados de um grupo, visto como um todo, esta pretensão é muito difícil de atingir.
A consolidação de contas apresenta limitações, pois só pelo facto de cada uma das empresas do grupo utilizar/aplicar diferentes regras, critérios valorimétricos, a reunião dos elementos resultantes dessas mesmas escolhas, como é óbvio, distorcerá a pretendida imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e dos resultados de um grupo.
3. Refira porque se pode dizer que a classe cinco do POC representa o interesse dos sócios, ou accionistas, de uma sociedade, no valor residual dos seus activos.
Porque sempre que uma empresa entra em liquidação, o que restar dos activos, após regularização dos passivos, é pertença dos sócios ou accionistas. Assim a classe cinco (capital próprio) correspondendo o valor restante, que normalmente é residual e que representa os interesses dos sócios ou accionistas da sociedade.
4. Numa óptica contabilística refira porque as reavaliações, sejam legais ou livres, podem contribuir para melhor a imagem verdadeira e apropriada de uma empresa, expressa pelo seu Balanço.
Os bens são registados na contabilidade a preço de custo, ou seja, registam-se pelo valor de aquisição. Ora, como os bens não têm (na sua esmagadora maioria) preços