contabilidade
Introdução:
A origem da Contabilidade surgiu tendo como objetivo principal colmatar as carências de memória dos indivíduos e escriturar determinados factos presentes (comércio) para posterior observação e consulta.
A Contabilidade é vista como o principal instrumento de gestão, permitindo um maior conhecimento da situação patrimonial das entidades e um funcionamento dos negócios.
A Contabilidade é considerada uma técnica que tem como objetivo principal registar e descrever os factos patrimoniais, onde é possível saber a posição devedora ou credora da entidade, a composição e valor patrimonial, os custos dos bens vendidos ou serviços concedidos, a origem e causa dos gastos e rendimentos, a natureza e relevância dos resultados e o desempenho económico e financeiro da entidade em diversas perspetivas.
Índice:
1.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA
CONTABILIDADE EM PORTUGAL
A. EVOLUÇÃO DA NORMALIZAÇÃO
CONTABILÍSTICA
B. REVOGAÇÃO DO POC E IMPLEMENTAÇÃO
DO SNC
C. OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
D. ENSINO DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL
E. AS PROFISSÕES LIGADAS À CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE EM
PORTUGAL
A história
da Contabilidade em Portugal está dividida em quatro períodos fundamentais, sendo que o primeiro período vai desde a fundação da nacionalidade até aos finais do século XV.
Este período não apresenta uma grande evolução de Portugal no que diz respeito à contabilidade, uma vez que aqui só se encontram forais
(ordenações e documentos de carácter mercantil, fiscal ou financeiro.).
Nesta época era usada a contabilidade das partidas simples, onde só eram apresentadas as receitas e despesas. Neste mesmo período surgiu a casa dos contos, onde eram centralizadas e controladas as contas públicas. Contudo, apenas no século XV, começou a existir obrigatoriamente um livro de receitas e de despesas, onde numa parte se registavam as receitas e noutra registavam-se as