Smartphone de Pulso
Quando Eric Migicovsky criou o Pebble (relógio que se conecta a smartphones), há cerca de cinco anos, ele estava procurando um jeito prático de checar informações em seu celular enquanto andava de biciclleta, sem ter que tirar o aparelho do bolso a todo o momento.
O relógio se conecta via Bluetooth a iPhones e aparelhos que usam o sistema Android e mostra notificações, mensagens e outros dados simples em sua tela em preto e branco. O desenvolvimento do protótipo foi viabilizado por uma plataforma online de financiamento coletivo, o Kickstarter. Em abril do ano passado, Migicovsky pediu 100 mil dólares e, em cinco semanas, recebeu mais de 10 milhões. Os “relógios inteligentes” se tornaram um mercado à parte. A Sony entrou no ano passado e Samsung e Apple ainda devem fazer o mesmo.
Painel solar mais eficiente
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia estão desenvolvendo um dispositivo que produz duas vezes mais energia solar do que os painéis atuais. De acordo com Harry Atwater, um dos desenvolvedores do projeto, isso é possível devido aos avanços recentes na habilidade de manipular a luz em escalas pequenas.
Os painéis solares são feitos de células com materiais semicondutores, geralmente silício. Como este material absorve apenas uma parte do espectro da luz solar, grande parte da luz se perde em forma de calor.
Enquant os painéis comuns convertem menos de 20% da energia em eletricidade, o novo dispositivo teria eficiência de pelo menos 50%, devido a um design diferente, que divide a luz solar (como faz um prisma, em seis a oito componentes) e direcionada cada uma das cores para uma célula com um tipo de semicondutor que a absorve.
Para Atwater, aumentar a eficiência dos painéis solares é a melhor opção para reduzir o custo da energia solar. Uma vez que os preços dos painéis já têm sido reduzidos ao longo dos anos, torná-los ainda mais baratos tem pouco impacto no custo total de um sistema de energia solar. Com