SM Seleção das materias
A seleção de materiais (SM) é uma atividade das mais importantes para o engenheiro de materiais, mas também para profissionais de outras especialidades tecnológicas. Neste trabalho são apresentados os principais requisitos de seleção e as diferentes situações nas quais exerce-se a SM. Em seguida será discutida a aplicação das visões "macroscópica" e "microscópica", a primeira necessária nos estágios iniciais do processo, para que nenhuma oportunidade de seleção seja perdida, e a segunda mais adequada ao detalhamento final, após aplicação das restrições pertinentes. Segue a apresentação do conceito de índice de mérito (IM) e a metodologia para sua dedução. O IM é uma fórmula algébrica que no contexto de determinado requisito identifica as variáveis importantes e suas relações funcionais. Os mapas das propriedades dos materiais, desenvolvidos por MF Sabe são apresentados e exemplificados em um estudo de caso. Por fim discute-se a metodologia de formalização dos procedimentos de SM através de matrizes de decisão, ilustradas por um estudo de caso resolvido pelo método de Pahl & Beitz.
I. Introdução
A atuação do Engenheiro de Materiais abrange duas grandes áreas. Uma trata de atividades que podem ser definidas como "correlacionamento de propriedades com o desempenho final", que se traduzem em realização ou melhoria de produtos e, por isso mesmo, incluem o processamento. Consequentemente, o escopo desse tipo de atividade se estende desde a adaptação de matérias-primas até a avaliação do desempenho final.
A outra grande área de ação do Engenheiro de Materiais é a seleção de materiais (SM). Trata-se de atividade que envolve uma gama de conhecimentos técnicos, cuja amplitude dificilmente é abrangida por um só tipo de profissional por ser o ponto focal de uma série de especialidades tecnológicas. Essas vão desde a feitura do projeto até a análise de desempenho em campo e necessariamente reúnem profissionais de diversas especialidades. Em outras palavras,