SLIDES
Fernanda Ingrid
Luana Araújo
Natalia Maria
O Equipamento de Proteção
Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O EPI deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos, com objetivo de proteger o funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
Em relação a real utilização dos
EPI’s, 16% dos profissionais sempre o utilizam, 64% frequentemente e 20% raramente, lembrando que a utilização de medidas de prevenção deve acontecer independente do conhecimento do estado infeccioso e sorológico do paciente.
Máscara – indicada para a proteção de doenças por transmissão aérea
[tuberculose, varicela, sarampo e
SARG (síndrome aguda respiratória grave) ].
Luvas - proteção da pele à exposição de material biológico, produtos químicos e secreções.
Deve possuir cano longo quando se prevê uma exposição até antebraço.
Óculos de acrílico – proteção de mucosa ocular. Deve ser de material acrílico,se ajustar com a face e não interferir na visão do profissional. Avental impermeável, Capote de manga comprida ou jaleco– para a proteção da roupa e pele do profissional.
Protetor facial de acrílico – proteção da face. Deve oferecer proteção lateral. Indicado durante a limpeza mecânica de instrumentais (Central de
Esterilização, Expurgos), área de necrópsia e laboratórios.
Bota ou sapato fechado impermeável – proteção da pele do profissional,em locais com quantidade significativa de material infectante (centros cirúrgicos, expurgos, central de esterilização, áreas de necropsia). Gorro – proteção de exposição dos cabelos e couro cabeludo à matéria orgânica ou produtos químicos, bem como proteção ambiental à escamas do couro cabeludo e cabelos.