slides
A pesquisa de mercado tem como conceito identificar e solucionar problemas.
A Microsoft deveria então ter feito uma pesquisa de mercado entre seus consumidores, para saber as opiniões e aceitações de seus novos produtos, mostrando há eles inovações em tecnologia com novos equipamentos.
É interessante ver que a empresa que domina o mercado de sistemas operacionais em computadores pessoais não tem grande importância nos portáteis. A Microsoft perdeu esse trem.
Veja os smartphones, por exemplo. Esta é a estimativa de fatia de mercado mundial do Gardner para sistemas operacionais no segundo trimestre de 2010:
O Windows tem 5%.
E nos Estados Unidos? Estes são os líderes em fatia de mercado nos Estados Unidos, em julho de 2010:
Fonte: com ScoreA Microsoft está em quarto lugar.
Nos tabletes a história se repete. Embora o termo "tablet PC" já circule há anos ironicamente foram no anúncio de um produto da Microsoft em 2001 que o termo se tornou popular. Existem muitas explicações para o fracasso do Tablet PC da Microsoft em 2002, mas a maioria das pessoas concorda que o maior problema foi o desejo da empresa de impor o Windows.
A Apple, por sua vez, apresentou seu tablet iPad em abril, vendendo milhões de unidades nos meses seguintes. Com seu Ios, a Apple definiu claramente o novo significado do tablet. Ela vai vender 10 milhões de iPads neste ano, e as previsões são de 20 milhões em 2011.
Os concorrentes estão lutando para se adaptar a essa nova concepção que o público tem dos tablets. O primeiro grupo de concorrentes do iPad é o de sistemas baseados no Android, e logo atrás vem o Windows.
A situação é essa. A empresa que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais perdeu a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representam o futuro da computação. É certo que a Microsoft vai fazer parte dessa história, e que vai ser uma forte concorrente, mas ela já perdeu a oportunidade de expandir o monopólio