slides
Fala-se em Saúde Mental quando existe um equilíbrio entre os conteúdos internos e o ambiente externo. Também, pode ser relacionado com a ausência de doença mental. É o “mentalmente saudável”.
Quando existe a doença mental, falamos que o indivíduo apresenta um Transtorno Mental, que quer dizer que impossibilita o sujeito de atuar dentro dos padrões de normalidade.
PERSONALIDADE:
Condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente.
Os comportamentos típicos, estáveis, persistentes que formam o padrão por meio do qual o indivíduo se comporta em suas relações (social, de trabalho, familiar) são as características da personalidade.
Não há personalidade normal ou características normais. Todas as pessoas possuem características de personalidade, cada uma com as suas, umas em maior grau, outras em menor. Existem cmbinações de características, e dependendo do contexto, cada características possuem pontos positivos e negativos. Nenhuma característica é absolutamente certa ou errada, boa ou má.
As características da personalidade não aparecem isoladamente, elas aparecem combinadas, intercaladas, relacionadas,...
Todos nós experimentamos emoções, e existem pessoas emocionalmente estáveis e emocionalmente instáveis. As estáveis experimentam as emoções e conseguem lidar com elas, sem serem dominados, além de que conseguem resolver os conflitos existentes. Já as pessoas que possuem instabilidade emocional, apresentam certa imaturidade, não toleram frustrações, aborrecimentos e nem serem contrariadas.
As características da personalidades estão sempre se modificando, dependendo da fase que o indivíduo está passando, das crises e dos fatores orgânicos, psicológicos e sociais.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE: São manifestados durante a adolescência ou início da vida adulta.
É um padrão persistente de vivência íntima e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo e se