SLIDES PALESTRA
A cada ano mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas em países de todo o mundo, porém, esse número está ainda muito abaixo do desejado.
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, que queiram se proteger da gripe e de suas complicações, podem ser vacinadas.
Além disso, são considerados indivíduos de risco e que devem receber a vacina: pessoas com mais de 60 anos; adultos e crianças com problemas pulmonares e cardíacos como asma, enfisema, bronquites crônicas, tuberculose e hipertensão; fumantes de uma maneira geral; gestantes a partir do 3º mês; pessoas com doença renal crônica; pessoas anêmicas; pessoas doentes que estejam em fase de tratamento que reduz a imunidade (quimioterapia e portadoras do vírus HIV); diabéticos; pessoas que não possuam alergia às substâncias que compõem a vacina; pessoas que dormem em grandes grupos como os albergados; todos os indivíduos que convivem com esses grupos e profissionais da saúde de uma maneira geral.
Porcentagem de reações com a vacinação
Os eventos adversos referidos após a vacinação são pouco freqüentes, podendo surgir vermelhidão e inchaço discretos (nos locais da aplicação) e, raramente, febre, mal estar, mialgias, erupções cutâneas... Essas reações, em geral, desaparecem em 24 a 48 horas, espontaneamente. Reações leves são raras, podendo ocorrer em 5% dos casos. Reações graves são muito mais raras, podendo ocorrer em menos de 1% dos vacinados.
Quem já foi vacinado pode ter gripe ?
Sim. Existe a possibilidade de uma pessoa ter gripe, sendo que esta pode girar em até 30%. O insucesso da vacinação em alguns casos pode ser explicado pelos seguintes motivos: o vírus que causa a gripe pode pertencer a três famílias diferentes do vírus da gripe: A, B e C e, em cada