SLIDES EDUCACAO DIVERSIDADE APRESENTACAO
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Andréa Medeiros
Gabriela Holz
Liliane Peixoto
Michele Lima
RA:
RA:
RA:
RA:1581983347
FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Atividade Prática Supervisionada
(ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Educação e
Diversidade”, sob orientação da professora Maritza Flores Ferreira
Freitas.
Pluralidade cultural na formação da cultura brasileira
Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN/MEC). Como a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.
Diferentes abordagens do multiculturalismo
A abordagem assimilacionista parte do princípio de que todos se integrem à sociedade e se incorporem à uma cultura hegemônica. Essa abordagem defende que vivemos numa sociedade multicultural descritiva, e nessa sociedade não existe igualdade para todos, a falta de acesso de alguns grupos à determinados serviços, bens, direitos fundamentais que outros grupos em geral não têm. A política assimilacionista propõe que todos, independentemente de raça , cultura, religião, venham ter os mesmos direitos, os mesmos acessos, porém não se mexe na matriz da sociedade, ou seja, inseri-se o indivíduo no grupo mas deslegitima saberes, línguas, crenças.
Diferentes abordagens do multiculturalismo
A abordagem diferencialista surge causando controvérsias e vem para rebater o termo denominado como assimilacionista, pois afirma que a assimilação nega ou silencia as diferenças. Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais é necessário garantir espaços próprios e específicos, para que possam expressar com liberdade coletivamente,