SLIDES DA APRESENTA AO
CONECTADO
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ASSISTÊNCIA SOCIAL NA
REALIDADE MUNICIPAL
ATENDIMENTO A FAMILIA
MONOPARENTAL FEMININA
O presente trabalho irá discorrer sobre a política social dentro da
Assistência Social dando enfoque as questões sociais as quais envolvem a realidade local que é o atendimento a Família
Monoparental feminina no
Município de Conceição do
Araguaia.
Igualdade entre homens e mulheres
• A Constituição do Brasil de 1988 significou um importante marco para a transição democrática brasileira. Denominada Constituição Cidadã trouxe avanços no tocante ao reconhecimento dos direitos individuais e sociais das mulheres, resultado do intenso trabalho de articulação dos movimentos feministas, conhecido como lobby do batom, que apresentou propostas para um documento mais igualitário.
família monoparental
A família monoparental no decorrer dos anos ganhou intensidade e visibilidade.
Em decorrência do seu número expressivo, esse novo modelo de família adquiriu direitos e deveres, reconhecidos a partir da Constituição Federal de 1988 como sendo família um lar formado por um dos pais e seus descendentes.
FAMILIA TRADICIONAL
ANTIGAMENTE
FAMILIA REUNIDA
• Família monoparental:composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. • Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.
• Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.
• Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança. Segundo dados disponibilizados pelo CRAS, Centro de
Referência de Assistência Social do município, no momento há 8.906 (oito mil novecentos e seis) famílias cadastradas recebendo bolsa