Slides Clinica medica
LITIASE BILIAR
ANEMIA FERROPRIVA
ANEMIA FALCIFORME
MANAUS-2015
ACADÊMICAS
ANA CLAUDIA ALMEIDA
DEBORA DE LIMA RODRIGUES
FERNANDA SALVADOR DA COSTA
MARCIA DIAS DE LIMA
PATRICIA LIMA DOS SANTOS
PATRICIA CARDOSO DIAS
SAMARA ARIANI DE PAIVA MORAES
THAÍSA OLIVEIRA
PROFESSOR: ENFº THIAGO SOUSA
O que é Litíase biliar?
A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra que se localiza do lado direito do abdómen, imediatamente abaixo do fígado. Ela é responsável pelo armazenamento dos líquidos digestivos que são libertados no Intestino Delgado durante a digestão. Os cálculos biliares, ou Litíase biliar, (“pedras” na vesícula biliar) correspondem
a
depósitos
de
líquidos
digestivos
“endurecidos” que se formam na vesícula biliar. Estes cálculos podem ser tão pequenos como grainhas de uvas ou atingir o tamanho de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos.
CAUSAS E FATORES DE RISCOS
Admite-se que os cálculos se formem quando existe um desequilíbrio nos componentes da Bílis, em especial quando a Bílis contém demasiado colesterol ou demasiados pigmentos biliares.
Outra das causas para a formação de cálculos é o mau funcionamento da vesícula biliar, com um esvaziamento lento ou incompleto durante a digestão.
Tipos de cálculos biliares
• Cálculo de colesterol; Cálculo de bilirrubinato de cálcio; Cálculo marrom O cálculo de colesterol é a composição da maioria dos cálculos, tendo também o cálcio como componente.
O cálculo de bilirrubinato de cálcio também chamado de cálculo preto, é o segundo cálculo mais comum, sendo encontrado geralmente em pessoas com destruição das hemácias. O cálculo de cor marrom ocorre em cerca de 5% dos cálculos e, ao contrário dos outros, não é formado na vesícula biliar.
FISIOPATOLOGIA
Cálculos na vesícula tem como marco uma falha na manutenção do equilíbrio dos componentes da bile. Normalmente a capacidade da vesícula biliar é de 40 a 50 ml, sendo que 600 ml de bile são produzidos por dia. A vesícula