SLIDES AULA CITA ES E REFER NCIAS
Citação, segundo a Associação
Brasileira de Normas Técnicas, é a “Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte”. a)
Tipos de citação
Citação direta : É quando transcrevemos o texto utilizando as próprias palavras do autor. A transcrição literal virá entre “aspas”.
Exemplo: •
Para
Camargo (1999, p. 31), “A ética profissional e a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho.” ou “A ética profissional e a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho.” (CAMARGO, 1999,
p. 31).
Citação indireta
É a reprodução de idéias do autor. É uma citação livre, usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto. Contudo, a idéia expressa continua sendo de autoria do autor que você consultou, por isso é necessário citar a fonte: dar crédito ao autor da idéia.
Exemplo
É
fundamental que a equipe de saúde se comprometa em oferecer à população um envelhecimento ativo e saudável, proporcionando assim uma melhor integração na sociedade.
(FREITAS, 2011).
Citação de citação
É a menção de um documento ao qual você não teve acesso, mas que tomou conhecimento por citação em outro trabalho. Usamos a expressão latina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. Sobrenome(es) do
Autor Original (apud Sobrenome(es) do(s)
Autor(es) da obra que retiramos a citação, ano de publicação da qual retiramos a citação). É uma citação indireta. Exemplo:
Bourdieu
(apud SODRÉ, 1990, p.31) critica o
“pouco espaço que a televisão concede ao pensamento crítico, nos advertindo sobre o perigo do jornalismo impresso seguir essa mesma tendência”.
Citação
Lakatos
de mais de um autor (dois ou três)
e Marconi (2001, p.