Resumo De Marx Materia Cleintom

1188 palavras 5 páginas
Resumo do texto de Karl Marx e Engels: Manifesto do Partido Comunista

O texto foi escrito pelos teóricos fundadores do socialismo Karl Marx e Friedrich Engels e expressa o programa e propósitos da Liga Comunista. Diante de um panorama em que o comunismo era demonizado por integrantes da burguesia europeia o manifesto visava dar unidade e identidade ao movimento comunista na Europa.
Os autores defendiam a queda da burguesia, a soberania do proletariado, a dissolução da antiga sociedade burguesa e a fundação de uma nova sociedade sem classes distintas e sem propriedade privada. Esse manifesto foi uma análise da luta de classes e um pedido de união entre os operários do mundo. A primeira parte, que trata dos burgueses e proletariado é importante conceitua-los. Para Engels, por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção e que empregam o trabalho assalariado.
Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados que, privados de meios de produção próprios, se veem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir. Esse capítulo é destinado a um resgate histórico da lutas entre classes existentes. Com o surgimento da indústria moderna e com ela os detentores dos meios de produção; neste caso os burgueses, surge também a industrialização, que deu ao comércio um novo significado, e a burguesia, multiplicou os seus capitais, ou seja, a revolução industrial fez nascer a burguesia, como resultado desse desenvolvimento da produção e acumulo de capital privado. Simultaneamente a esses estágios de desenvolvimento industrial obtêm-se um progresso político opressor (associação armada, comuna, impostos...). O modelo de Estado representativo surge para administrar os negócios comunitários de toda a classe burguesa. A burguesia tem seu papel significante na história, ou seja, revolucionário. Esse processo é entendido numa palavra, no lugar da exploração encoberta com

Relacionados