Slides 1
Acidente Vascular Encefálico
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença caracterizada por um déficit neurológico (diminuição da função) decorrente de uma interrupção da circulação cerebral ou de hemorragia. 15% decorrentes de hemorragia Cerca de 85% dos 15% cerebral AVC’s são de origem isquêmica 85%.
O AVC está entre as condições médicas mais frequentes, apresentando, nos EUA, uma incidência de 500.000 casos/ano, sendo uma patologia neurológica ameaçadora, responsável por
20% das mortes cardiovasculares, e ocupando o terceiro lugar entre as mortes em países desenvolvidos, depois de doenças cardíacas e câncer. CAUSAS
Entre os fatores de risco, o principal deles é a idade, havendo clara relação do envelhecimento com o risco de AVC, que começa a se elevar por volta dos 60 anos e dobra a cada década.
Outros fatores são:
•
Hereditariedade - Sexo - Raça
• O sexo masculino e a raça negra apresentam maior incidência de AVC isquêmico.
Outros os fatores de risco modificáveis, a hipertensão arterial é o principal deles, acarretando um aumento superior a três vezes na incidência de AVC.
• Demais doenças que aumentam o risco de o paciente desenvolver AVC incluem:
•
Diabetes
Obesidade
Dislipidemia
Tabagismo
Sedentarismo
A ruptura de um aneurisma cerebral pode ser a causa de um AVC hemorrágico. Na maioria das vezes, o paciente não sabe que tem esta mal formação vascular.
Sintomas
• Pacientes com AVC isquêmico geralmente referem diminuição ou perda da força muscular e/ou da visão, dificuldade na fala, formigamento em um dos lados do corpo, alterações de memória e tontura.
Este quadro é mais frequente em indivíduos mais velhos
• Já no AVC hemorrágico, que é mais comum em pessoas mais jovens, além desses mesmos sintomas, também são habituais as queixas de dor de cabeça, náuseas, vômitos e até convulsões, podendo evoluir rapidamente para coma e óbito.
Exames
Exames complementares são aqueles solicitados pelo médico com a