slide
•
Não apresentamos aqui panaceia para resolver todas as dificuldades da classe obreira e dos patrões. Como certos indivíduos nascem preguiçosos e ineficientes e outros ambiciosos e grosseiros. Sempre haverá pobreza, miséria e infelicidade. Nenhum sistema de administração, sob o controle dum homem ou grupo de homens pode assegurar prosperidade permanente a trabalhadores ou patrões. Sob a administração científica, fases intermediários serão muito mais prósperas, Felizes e livres de discórdias ou dissensões.
Princípios Fundamentais de Administração
Científica
•
Os elementos ou detalhes do mecanismo da administração. A administração científica, em sua essência, consiste em certa filosofia que resulta, como foi antes explanado em uma combinação dos quatro grandes princípios fundamentais da administração
Os Quatro Princípios Fundamentais da
Administração Científica
Com a aplicação destes novos princípios, em lugar do antigo esforço individual, e com a divisão equânime, entre a direção e os trabalhadores, das partes de cada tarefa diária encarrega-se das atribuições para as quais está mais bem aparelhados e os operários.
Efeitos Sobre a Moral dos
Trabalhadores
•
O resultado mais importante obtido tenha sido o efeito favorável do sistema sobre os trabalhadores. Uma investigação minuciosa sobre as condições desses homens revelou que dentre 140 trabalhadores somente dois eram considerados ébrios. O fato é que a um bebedor habitual era impossível manter o ritmo do trabalho planejado e por isso, a maior parte deles se tornou praticamente abstêmios.
Benefícios Resultantes para os
Empregadores
•
Esses bons resultados foram alcançados graças a mudanças que substituíram condições desfavoráveis de trabalho por outras favoráveis, o elemento mais ponderável foi a cuidadosa seleção das moças com percepção rápida, para ocupar o lugar daqueles que tinham percepção lenta.
Aplicação do Sistema de