slide
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, que atinge homens e mulheres, mas acontece geralmente com mulheres.
O parasita que causa a doença é o trichomonas vaginalis, que afeta as mulheres na vagina e os homens no canal da urina, a uretra. A doença acontece pelo contato sexual com uma pessoa que esteja infectada.
A doença também é uma das responsáveis pelo corrimento vaginal e pode ficar encubada por até 28 dias após a relação sexual sem proteção, mas em mulheres os sintomas podem aparecer meses depois da data de contaminação.
Manifestações clinicas
Mulheres:
Corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, habitualmente com um cheiro desagradável. Irritação ou dor vulvar, tal como, por vezes, na relação sexual.
Dor pélvica (ocasionalmente)
Dor ao urinar, e aumento da necessidade de urinar. Manifestação clinicas
Homens:
Não manifestam habitualmente sintomas, no entanto quando se apresentam estes são:
Ligeira secreção proveniente da uretra que é espumosa e semelhante ao pus.
Desconforto ao urinar e precisam de o fazer com frequência Ligeira irritação do pénis.
Tratamento medico
O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses antibióticos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou
Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500mg) em dose única.
Planejamentos e metas
Objetivos :
Entender as DSTs ocasionadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários. Estar sinalizando para uma educação sexual enbassada na prevenção, no sexo seguro, no respeito a si e, ao próximo , evitando assim a promiscuidade;
Conhecer as principais DSTs, com a designação cientifica e popular, assim como os meios de transmissão sinais sintomas agente etiológico etc .
Saber identificar qualquer anormalidade, como pluridos ulcerações bolhas ardor a