fichamento do livro 451
Professor: //// BIBLIOGRAFIA
Moretti, Edvaldo Cesar Paraíso visível e real oculto / Edvaldo Cesar Moretti – Campo Grande
MS : Ed. UFMS, 2006. 176P.; 18 cm. (Fontes Novas) Introdução
§(1°P) “[...] a partir de meados da década de 90 do século XX, ocorre intensificação do processo de produção e consumo do que foi constituído como “espaço pantaneiro”, apontando novas problemáticas para a ciência . Como resposta a uma destas problemáticas o presente trabalho visa destacar o crescimento da atividade turística no Pantanal como mais um elemento que possibilita a participação e inserção desta região na racionalidade construída pela idéia de globalização” (Pág. 16)
- O autor começa apresentando as intenções do livro e explicando que ele chegou a determinadas conclusões através da convivência com os problemas presentes na região pantaneira. Visando nos fazer compreender os motivos do crescimento turístico no Pantanal.
§(1°P) “ A venda do Pantanal pela atividade turística pode ser concretamente “visibilizado” na ação das empresas de turismo. O Pantanal é apresentado para o mundo como um lugar natural, embora, artificializado, ou seja, este lugar tem como característica a presença de elementos da natureza, mas se encontra deslocado do real.” (Pág. 18)
- Com a intensificação da atividade turística ocorrida no Pantanal ouve um grade número de empresas que investiram na transformação da paisagem do Pantanal o que provocou grandes mudanças na região como, por exemplo, nas relações de trabalho, cultura e sociedade, Essas transformações ajudaram a mostrar um Pantanal “perfeito” e a esconder seus verdadeiros