slide tec
Seminário Fermentação.
Aula Prática.
Levedura (Saccharomyces cerevisiae).
Parintins
AM
Fermentação
Liberação de energia através da fermentação
A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microorganismos como ponto de partida na fermentação.
As leveduras e algumas bactérias fermentam açucares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica.
Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.
LEVEDURA (Saccharomyces cerevisiae).
Saccharomyces cerevisiae
Levedura - Fungo unicelular utilizado na fabricação de pães, bebidas alcoólicas em geral.
A fermentação é um processo utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães e outros alimentos. Hoje sabemos que os processos fermentativos resultam da atividade de microorganismos, como as leveduras e certas bactérias.
Aula Prática
Experimento:
Objetivo: Estudar a importância do açúcar (sacarose) na Fermentação.
Materiais: Balança, 5 fermentadores, 150g de açúcar, 5g de fermento biológico seco instantâneo ( levedura ) , 2 litros de água.
Garrafa 01: 1g de fermento e 400 ml de água.
Garrafa 02: 1g de fermento, 10g de açúcar e 400 ml de água.
Garrafa 03: 1g de fermento, 20g de açúcar e 400 ml de água.
Garrafa 04: 1g de fermento, 40g de açúcar e 400 ml de água.
Garrafa 05: 1g de fermento, 80g de açúcar e 400 ml de água.
Resultados:
Após 6 dias do início do experimento houve mudanças tanto na massa dos fermentadores ( 3,4 e 5), quanto ao número de bolhas ( 3 e 5) que se
dissipavam