SLIDE SISTEMA DE ARMAZENAGEM PROF
Profª Esp. Daniela da Silva Oliveira
Logística e Transporte
SISTEMA DE ARMAZENAGEM
Confeccionadas em aço, os sistemas de armazenagem são equipamentos de acondicionamento de matérias-primas ou de produtos acabados por meio manual ou por equipamentos de movimentação.
Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. Algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico.
Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de verticalização de cargas tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem.
Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são
– Necessidade de compensação de diferentes capacidade das fases de produção;
– Garantia da continuidade da produção;
– Redução dos custos de mão de obra;
– Redução das partes de materiais por avarias;
– Melhoria na organização e controle de armazenagem;
– Melhoria nas condições de segurança de operações do depósito. Os sistemas de armazenagem podem ser classificados quanto à movimentação interna da carga como ESTÁTICOS E DINÂMICOS.
SISTEMA ESTÁTICO
São os sistemas de armazenagem nos quais os produtos estocados não sofrem movimentos internos, após serem colocados manualmente ou através de equipamentos de movimentação nas estruturas de armazenagem.
EXEMPLOS:
PORTA-PALLETS CONVENCIONAL: Basicamente utiliza-se de cargas paletizadas com alta seletividade e velocidade de armazenagem. Graças a vários acessórios, pode também ser utilizado para uma gama de