Trabalho Ead Gestao Ambiental
Ciências Contábeis 6º semestre
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 80H Turma 1 Ciclo 2
Núcleo: Educação a Distância
Atividade de Aprofundamento 2
Tema: Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos, dentre os quais se incluem: os aterros de armazenamentos, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
O tratamento de resíduos consiste no conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo na saúde humana, assim como no ambiente. Pode consistir numa deposição final, ou um tratamento intermediário, que diminua a perigosidade dos mesmos, possibilitando a sua reutilização ou reciclagem.
O tratamento de resíduos perigosos refere-se a qualquer processo que destrói, fisicamente altera ou neutraliza resíduos perigosos.
Os métodos mais comuns empregados para a disposição de resíduos perigosos são os aterros de armazenamentos, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Aterros de armazenamentos destinam-se os resíduos considerados perigosos de alta periculosidade. Ex: cinzas de incineradores, resíduos inflamáveis, tóxicos e etc. O aterro é dotado de uma estrutura capaz de minimizar os riscos de contaminação do lençol freático, pois é operado com cobertura total a fim de evitar a formação de percolado devido a incidência das águas pluviais e ainda possui um sistema de dupla impermeabilização com manta Pead( polietileno de alta densidade), protegendo o solo e lençóis de águas subterrâneas.
A destinação de resíduos perigosos ocorre principalmente por meio de reciclagem ou por deposição em aterros municipais e industriais. Muitos dos resíduos industriais perigosos chegam aos vazadouros de lixo misturados com os resíduos industriais