SLIDE FUSÃO CISAO E INCORPORAÇÃO
FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO
TÓPICOS INTEGRADORES II
PROFESSORA BRASILIANA SULAMITA
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
Nos últimos anos as empresas tiveram que se adequar ao fenômeno denominado globalização, tal fenômeno aumentou a competitividade entre as empresas, submetendo as mesmas a aumentarem o seu nível de atividades a fim de se manterem competitivas no mercado. Para tanto, se faz necessário a adoção de estratégias de concentração de empresas e reestruturações societárias conhecidas como incorporação, fusão e cisão.
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
•Esses tipos de operações são denominados nas normas internacionais como operações de
Business
Combination ou combinações de negócios.
•Tais operações podem consistir em combinação amigável ou não amigável, e englobam a incorporação, a fusão e a aquisição do controle acionário.
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
Uma combinação de entidades resulta ou de um processo de aquisição em absoluto (compra de interesses) ou de um processo de união (comunhão) de interesses de propriedade ( LEÃO, 2003).
CONTEXTUALIZAÇÃO
Necessidade de expandir negócios;
Mudanças econômicas e tecnológicas;
Recursos para pesquisas e desenvolvimento;
Redução e/ ou eliminação de custos e despesas com atividades corporativas (marketing, finanças, recursos humanos, etc.);
Economias financeiras: advindas de uma melhor estrutura de capital e maior capacidade de alavancagem com menores custos de endividamento;
CONTEXTUALIZAÇÃO
“A rápida consolidação das estruturas empresariais existentes, por meio das fusões e aquisições, é um indício de que o processo de integração econômica do mundo veio para ficar. A valorização imediata do capital das empresas recém-fundidas azeita e incentiva esses casamentos titânicos (gigantescos).”
Revista Exame, 2000
CONTEXTUALIZAÇÃO
Melhorias na eficiência gerencial: advindas da substituição de administração ineficiente, com consequente melhora no