Slide de antropologia
COMIDA NO MEIO URBANO´´
#INTRODUÇÃO#
• A representação social esta incluído na dimensão da comida no modo de vida urbano, tendo em vista as implicações que este modo de vida tem nos hábitos alimentares, nos valores relacionados à alimentação e nas representações simbólicas envolvidas, e vamos conhecer como é comer no centro da cidade de São Paulo. Nesta exposição inicial estaremos propondo o uso do conceito de representações sociais para entendermos o convívio de aspectos simbólicos presentes nas práticas alimentares.
• A alimentação está envolta nos mais diversos significados, desde o âmbito cultural até as experiências pessoais. Há momentos mais propícios para o doce, o salgado, a bebida, a fartura ou a restrição alimentar, que são impregnados de significados culturalmente determinados.
• Nas práticas alimentares, que vão dos procedimentos relacionados à preparação do alimento ao seu consumo propriamente dito, a subjetividade veiculada inclui a identidade cultural, a condição social, a religião, a memória familiar, a época, que perpassam por esta experiência diária.
•Na literatura, na religião, nas artes culinárias, no cinema, estão presentes historias, exemplos do simbolismo alimentar. Que são consagradas as confraternações,são transmitidos valores culturais ,são rememoradas nossas raízes que reforça as nossas relações afetivas e de parentesco.
#Conceito#
• Representação Social é a construção mental da realidade, que possibilita a compreensão e organização do mundo, bem como orienta o comportamento.
• Segundo MOSCOVICI,a representação ´´não é uma instância intermediaria, mas sim um processo que torna o conceito e a percepção intercambiáveis, uma vez que se engendram reciprocamente. #INTERDISCIPLINARIDADE#
• A interdisciplinaridade poderá indicar-nos, caminhos mais elucidativos para a compreensão do comportamento alimentar. Esta compreensão requer uma melhor análise da relação entre o homem e o alimento. Da mesma forma, é