sld 1
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Prof. Léo Noronha
Sumário
Unidade I
1. Organizando as organizações
2. A organização como empresa
2.1 A organização em transformação
2.2 O homem flexível
2.3 Perspectivas
2.3.1 Abordagem sistêmica
2.3.2 Configuração organizacional
233C
2.3.3
Componentes bá básicos i
1. Organizando as organizações
De um lado, podemos considerar a organização como uma entidade social na qual pessoas e recursos diversos se agrupam a fim de atingir objetivos específicos. Por outro lado, também é válido considerar organização como uma das funções administrativas, encarregada de dar forma ordenada ao trabalho, ou seja, de cuidar do seu projeto organizacional, de maneira que as pessoas e os recursos consigam os melhores resultados possíveis.
1. Organizando as organizações
Embora distintas, as duas definições encontram-se estreitamente ligadas.
Existe uma diversidade grande de setores, áreas de atuação, características específicas de cada ramo, q e fazem que fa em com q que e as empresas se diferenciem uma das outras, que se distingam pelas suas peculiaridades.
Exemplos:
indústria de transformação;
comércio de varejo;
empresa de consultoria;
universidade.
1. Organizando as organizações
Ao considerarmos esses exemplos de organizações, encontramos diferenças de tal porte que é inconcebível imaginar que todas possam ter as mesmas soluções administrativas.
Deve-se orientar o projeto de estrutura organizacional segundo cada situação específica, de forma que se obtenham resultados mais satisfatórios.
2. A organização como empresa
As organizações estão integradas de tal maneira à nossa vida que nem nos damos conta de sua importância e representatividade. Pode parecer uma afirmação contemporânea sobre as organizações, mas Amitai Etzioni (criador da teoria estruturalista) já afirmava, em 1964, em seu clássico livro Organizações modernas, que nascemos, somos educados trabalhamos, educados, trabalhamos nos divertimos e
morremos