Slackware
O sistema operacional Slackware foi projetado a partir de computadores que utilizavam o processador 80386 em 1982, quando lançou o microprocessador o primeiro processador que tinha como característica inovadora principal o uso do “modo protegido”. Aqui estão citadas a principais características do processador.
Memória Virtual: com essa maneira de gerenciar, podemos simular um computador com mais memória RAM do que ele possui. Ou seja, é uma técnica que se baseia no ato de conseguir um arquivo do disco rígido de tamanho qualquer para utilizar como uma memória extra, chamado arquivo de troca (swap file)
Proteção de Memória: como o processador acessa muita a memória, podemos carregar diversos programas simultaneamente. Através da proteção da memória, o processador é capaz de isolar cada programa em uma área de memória bem definida, de modo que um programa não invada a área de memória que esteja sendo utilizada por outro programa.
Multitarefa: graças à proteção de memória, o processador é capaz de saber exatamente onde se encontra cada programa carregado na memória. Dessa forma, ele pode executar automaticamente uma instrução de cada programa, parecendo que os programas estão sendo executados simultaneamente.
Modo Virtual 8086: o modo protegido é, a rigor, incompatível com o modo real. Como poderíamos executar programas de modo real em modo protegido? Através do modo virtual 8086, o processador pode trabalhar como se fosse vários processadores 8086 com 1 MB de memória simultaneamente. Isso significa que você pode ter, ao mesmo tempo, um ou mais programas de modo real rodando dentro do modo protegido simultaneamente, cada programa achando que está trabalhando em um processador 8086 “puro” e completamente “limpo”.
Linus Torvalds criou o Linux, o núcleo do sistema operacional, como um projeto pessoal em 1991. Ele iniciou o projeto porque procurava rodar um sistema operacional baseado em Unix mas não possuia muito dinheiro. além disso, Ele procurava