skljdksjfaksdl
900 palavras
4 páginas
1. O Nascimento de uma nova Interpretação. Filosofia2. Contexto de Época
3. Contexto de Época Em uma época onde a compreensão do mundo era resultante de um entendimento formado em emoções e na afetividade, foi marcante a passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, na antiga Grécia (séc. VII a.C.).
4. O mito é um processo de compreensão da realidade expressado pelo que desejamos ou tememos, ou seja, como somos atraídos pelas coisas ou como delas nos afastamos. Por isso no mito existe uma pesada carga de fantasia. Mas, o que é um Mito?
5. Exemplos de Mitos: Antiga Grécia Minotauro
6. Exemplos de Mitos: Antiga Grécia Medusa
7. Exemplos de Mitos: Antiga Grécia Eros
8. Preservação do Conhecimento Mitológico “Os mitos gregos, efetivamente, narram não apenas a origem do Mundo, dos animais, das plantas e do homem, mas também de todos os acontecimentos primordiais em consequência dos quais o homem se converteu no que é hoje um ser mortal, sexuado, organizado em sociedade, obrigado a trabalhar para viver, e trabalhando de acordo com determinadas regras”.
9. Na Psicologia e na Antropologia os mitos gregos são para nós um ato de Autoconhecime nto. Preservação do Conhecimento Mitológico
10. Uma Nova Ordem Humana Alguns fatos importantes do período da Grécia Antiga que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento da filosofia: a invenção da escrita; o surgimento da moeda; a Lei escrita na fundação da Polis (Cidade-Estado).
11. Uma Nova Ordem Humana A Invenção da Escrita A consciência mítica predomina em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita. A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente daquela de quem apenas fala. A escrita surge como possibilidade maior de abstração, de uma reflexão aprimorada que tenderá a modificar a própria estrutura do
12. Uma Nova Ordem Humana O Surgimento da Moeda A moeda, inventada na Lídia - região da atual