TIPOS DE ESCOAMENTO
Transporte de massa num fluído no qual existe deslocamento de massa relativo de suas diversas partes. Ocorre, em geral , em condutos, mas também podem ocorrer em outros locais, como o movimento do ar atmosférico, por exemplo. Em um escoamento, organiza-se no fluído um campo vetorial de velocidades.
TIPOS DE ESCOAMENTOS
Escoamento ideal: Ocorre quando o fluído em movimento tem viscosidade nula. Por essa definição conclui-se que é um fluído que escoa sem perdas de energia por atrito. É evidente que nenhum fluído possui esta propriedade.
Escoamento permanente: Ocorre quando a velocidade e pressão, em um determinado ponto, não variam no ponto. No escoamento permanente, as propriedades podem variar de ponto para ponto no campo, porém devem permanecer constante em relação ao tempo para dado ponto qualquer. No escoamento permanente a corrente fluída é considerada estável.
Escoamento laminar: Ocorre quando as partículas de um fluído movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas, cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluído no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentam grande viscosidade.
Escoamento turbulento: Ocorre quando as partículas de um fluído não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja viscosidade é relativamente baixa.
Escoamento Unidimensional: Escoamento cujas propriedades ( velocidade, massa específica, pressão, etc. ) , são funções exclusivas de uma única coordenada espacial do tempo, ou seja, são representadas em função de