Skinheads
Os Skinhead se originaram na década de 60, no Reino Unido que mais tarde se espalhou pelo resto do mundo. No final da década de 70 a raça e a política determinaram as divisões entre os Skinheads
Skinhead é o nome de uma subcultura caracterizada pelo corte de cabelo muito curto ou rapado (há algumas exceções), um estilo particular de se vestir (que costuma incluir botas e/ou suspensórios), o culto à virilidade, à violência, ao futebol e ao hábito de beber cerveja. A cultura skinhead é também ligada à música, especialmente ska, skinhead reggae e Oi!, mas também punk rock e hardcore.
Segunda geração
No final da década de 70 ouve uma “Segunda Geração” Skinhead, chamados de bootboys, skinhead oi! A cultura Punk ocasionou o interesse de vários movimentos juvenis, como os mods, teddyboys e skinheads.
Com o surgimento do punkrock e sua cultura de “Faça-você-mesmo”, muitos skinheads se agregarão para a cultura streetpunk.
Fragmentação
A partir da década de 80, a constante pressão da mídia sensacionalista inglesa acerca da infiltração do preconceito racial dentro da cultura skinhead, somada ao surgimento de um engajamento político dentro desta cultura (tanto à esquerda quanto à direita, além do anarquismo) resultou na fragmentação em vários submovimentos rivais.
Características
A cultura skinhead da década de 1960 era formada em sua maioria por jovens da classe operária britânica. O vestuário skinhead reflete parcialmente a classe operária britânica daquela época. Existem diferenças ideológicas e culturais que definem os grupos de skinheads.
“ Para conhecer melhor as pessoas que fazem parte da cultura skinhead, segue parte de uma entrevista com um skin:
Brasil Escola:
Quem são os skinheads?
Caio:
Acho que o perfil varia muito, vai desde o pai ou mãe de família que trabalha pra sustentar a casa, ao rapaz mais novo, que cursa a faculdade ou trabalha, talvez os dois. Claro que há sempre aqueles tipinhos que são a escória que sujam a imagem de