skate
No meio de década de 1960, o skate chegava ao Brasil através de surfistas norte-americanos.
No início, o skate era escrito ao pé da letra, ou seja, era esqueite, porém, com o passar do tempo, imperou o padrão norte-americano que é skate.
O esporte aqui no país foi realmente dar o salto de qualidade na década de 1970.
No final do ano de 1974, foi realizado no Brasil, o primeiro campeonato de skate, no Primeiro Clube Federal, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, foi inaugurada a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina, na praça Ricardo Xavier da Silveira, em Nova Iguaçu, também no estado carioca.
Em outubro de 1975, na Quinta da Boa Vista, também no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro grande campeonato de skate.
Em 1976, começaram a aparecer as primeiras skateparks (pistas de skates). Neste mesmo ano, o skatista carioca, Flavio Badenes conquistava o título do campeonato realizado no Primeiro Clube Federal.
Após este ano, o skate teve um declínio, porém voltaria com tudo na década de 1980.
Década de 1980, o ressurgimento do Skate no Brasil
A década de 1980 foi muito importante para o skate brasileiro. Muitos acontecimentos ocorreram e isso faz com que o skate no Brasil desse um grande salto.
Em 1982, começava a disputa do Campeonato Brasileiro de Skate do Bowl, no Itaguará Country Club , em Guaratinguetá, São Paulo que durou de 1982 a 1987 com mais de 380 competidores participando em diversas modalidades.
Em 1985, era realizado o campeonato brasileiro do Itaguará e contou com a presença do norte americano Tony Alva e Dave Ducan. Além disso, neste evento houve a inauguração da revista Overall.
Em 1986, a delegação brasileira de skate participou do Campeonato Mundial no Canadá. Além disto, a equipe brasileira de skate foi à Alemanha participar da etapa principal do mundial de skate, na cidade de Munster, conquistando um quarto lugar na