Revolução Farroupilha
Farroupilha
Grupo : Ariane, Júlia e Lauren
Disciplina : História
8° ano
* Sumário
Introdução
Causas
A revolta
Bibliografia
Introdução
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ( 1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
Causas
O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre
portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu. A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos riograndenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
Causas
No início da década de 30, o governo aliou a
cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata.
Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.
A Revolta
A Revolução Farroupilha teve início em 1835, quando
Bento Gonçalves, filho de um rico proprietário de terras no Rio Grande do Sul, tomou a cidade de Porto Alegre, depondo o presidente da província.
No Ano seguinte, os revoltosos proclamaram a
República Rio-Grandense, com sede na Vila Piratini.
Logo a revolta alastrou-se pelo sul do país, atingindo
Santa Catarina, onde foi proclamada a República
Juliana, com o auxílio de Davi Canabarro e Giuseppe
Garibaldi, líder revolucionário