Skate
Os Skatistas não possuem uma forte ideologia, mas isso não significa que não tem... A ideologia dessa tribo é basicamente curtir os momentos e a adrenalina do esporte e viver para andar, mas fora isso não apresentam nenhuma visão política diferente ou nenhuma concepção de mundo alternativo. A tribo dos skatistas é muito unida, como uma família, e um skatista se reconhece com outro formando um tipo de elo.
Além de se expressarem com suas roupas e o andar, podemos perceber que as manobras são uma grande parte da sua exibição, tanto que influenciam no respeito que um Skatista tem por outro integrante de seu grupo. Os que fazem as melhores e mais difíceis manobras são os mais respeitados. Livros de Skatistas não são difíceis de serem encontrados, mas a maioria deles fala mais do esporte em si e menos dos Skatistas como uma tribo. Querem transmitir o seu estilo de vida para os outros, a sua adrenalina de fazer parte de tal tribo.
Músicas e Bandas “Não tem coisa mais revigorante e divertida do que andar de skate, e é algo mágico quando posso juntar a minha paixão por música com esse esporte tão divertido, o skate tem toda a sua trilha sonora, que transmite toda uma emoção e te deixa extasiado” Palavras de um skatista.
A grande maioria dos skatistas de hoje, passaram suas infâncias andando de skate e jogando Tony Hawk’s, que é um jogo com muitas músicas e vídeos de skate que com certeza influenciou muita gente, que hoje vive desse esporte. Por isso o estilo de musica mais ouvida entre os skatistas é o Rock (punk) e Hip Hop, músicas que inspirem o “andar” de skate. Alguns exemplos de bandas:
ConeCrewDiretoria
Millencolin
Tomorrow Bad Seed
NOFX
Sublime
Catch 22
Social Distortion
Kamau
Anti-Flag
Long Beach Dub Allstar
Charlie Brown Jr.
Linguagem Própria (Gírias)
Banca: grupo de amigos
Bico sujo: um cara chato, que fala muita bobagem
Bombeta: boné
Cabrero: situação ou manobra difícil
Chegado: amigo
Dropar: descer a pista