skate hoje
De fato, a juventude atual tem ficado cada vez mais sedentária, devido ao uso de equipamentos eletrônicos, fácil comunicação, acessibilidade, dentre diversos outros recursos utilizados pelos mesmos. Porém algo que ainda prevalece, e com força, é o hábito de praticar esportes.
Um dos esportes mais praticados pelos jovens, que geralmente do gênero masculino, é o skateboard ou skate.
Esse esporte vem crescendo imensamente no meio dos jovens, é assustador a quantidade de pessoas que o pratica – como se percebe no “GO skate Day” , um dos maiores eventos de skate a ser citado nesse artigo -. Tal prática é extremamente saudável a saúde, desde que praticada corretamente. Mas para os jovens, não existe certo ou errado no mundo do skate; para eles o certo é “andar”, com manobras arriscadas, perigosas, e muitas vezes prejudiciais a integridade física do praticante.
Para se andar de skate não é necessário muitos requisitos, a não ser a dedicação, persistência e coragem (o que não falta para os jovens, convenhamos). O espaço físico é algo relativamente absurdo para a prática do esporte, cujo deveria ser apropriado para o mesmo.
O órgão responsável pelo espaço físico, ou deveria ser, a prefeitura de cada município, porém o incentivo a prática do esporte é algo que indigna os praticantes da modalidade. O apoio ao skate geralmente é motivado pelos próprios jovens praticantes, que se mobilizam para organizar eventos sobre tal, que quase sempre é apoiado pelas skateshops (lojas de skate). Mas para os jovens não há tempo ruins, segundo o skatista Caike Henrique Spena, 16 anos, “onde é skatável, agente anda”
“Andar de Skate, além de ser muito bom para sua alma, é muito bom para corpo. Um skatista de aproximadamente 70 kg pode eliminar até 350 calorias por hora, claro que variando dentro das diversas modalidade existentes no skate. Além disso o Skate trabalha muito a sua capacidade pulmonar.” – Skate Board Brasil (consultar referencia