situação
1- Rodrigo era uma criança muito agitada quando em sala de aula ficava em pé o tempo todo, brincando com objetos no fundo da sala, tentando ouvir o que acontecia na sala ao lado. Não fazia nenhuma das atividades propostas em aulas, seu caderno era incompleto.
2- Rodrigo se senta no fundo da sala, perto de objetos que possam distraí-lo e ele aproveitando-se da ocasião que a professora se vira para escrever na lousa ele saia da sala.
3- O problema ocorria diariamente durante o período de aulas. OBJETIVOS: 1° fazer com que ele fique em sala de aula. 2° fazer com que fique sentado. 3°fazer com que preste atenção no que esta ocorrendo em sala de aula.
4- Rodrigo deve ser afastado de situações que possam causar sua dispersão (objetos e facilidades para escutar as outras salas); sendo conduzido sentar-se perto da professora (nas primeiras carteiras).
Para conseguir com que Rodrigo, (agora sentado mais perto e com menos possibilidade de distração) se interesse e participe da aula, a “PROFESSORA” deve convida-ló a ser seu” SECRETARIO” delegando algumas tarefas para que sinta-se parte do grupo e acabe interessando-se pela aula.
5- Não significa que todas essas mudanças farão que Rodrigo vire um aluno “EXEMPLAR”.
Toda vez que ele voltar a agir de maneira incompatível com o restante da sala, ignorar suas atitudes, mas quando agir de maneira compatível estimulá-lo a fazê-lo novamente, ou seja, parabenizando, demonstrando que seu ato e sua presença foram notados.
Trazer responsabilidades para Rodrigo e uma ótima forma da professora colocar ele em um ambiente escolar.