Situação ambiental
A história da depredação ambiental vem de longa data. Recentemente apenas é fato da humanidade ter, além de tomado consciência deste estado geral de posse da Terra e dando ênfase ao município de Nanuque, criando argumentos para debates em busca de alternativas.
A atividade econômica alterou, drenou polui e dízimos córregos e nascentes que abastecem os rios, para onde ainda são canalizados todos os rejeitos dos processos produtivos e a existência humana, a Bacia do Mucuri não escapou deste processo.
Na região do Mucuri eis alguns fatores que influenciaram na degradação da Bacia do rio:
Desmatamento: Iniciado com a chegada dos colonizadores através da construção de vilas e cidades, construção de estradas, implantação da atividade agropecuária que se iniciava com grande vigor.
Erosão e empobrecimento do solo: Devido ao desmatamento, aos produtos químicos usados na agropecuária, lixiviação provocada pela chuva.
Atitude do homem: Devido ao sistema capitalista que visa apenas o lucro imediato, a produção de lixo provocada pelo consumismo e a falta de uma política de coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem, e a postura em relação ao lixo que é depositado em qualquer lugar.
E como disseram Beto Guedes e Ronaldo Bastos “Terra, és o mais bonito do planeta, estão te maltratando por dinheiro.”
Os produtos químicos, animais mortos e restos deste, chorume dos lixões, esgotos industriais, residenciais, hospitalares, currais, funerárias, restos de animais abatidos e todos os tipos de dejetos eram despejados no leito do rio, contribuindo com a poluição na Região do Mucuri, fazendo deste uma verdadeira central de esgoto a céu aberto, o que traria doenças de transmissão Hídrica, causadas por organismos, por outros contaminantes disseminados diretamente por meio da água, doenças provocadas devido à ingestão direta de água contaminada ou por insetos/vetores que se desenvolvem na água, em geral, em locais onde não há sistema de abastecimento de