Sitemas da informação
Algoritmo - Sistema de uma sucessão de cálculos numéricos. Operação ou processo de cálculo. Sequência de passos para realizar determinada função.
Criptografia – Originou-se de duas palavras gregas “Kryptós” e “graphein” que significam “oculto” e “escrever”, consecutivamente criptografia significa escrever ocultamente e trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visam codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la.
Bit – Dígito binário, menor unidade de informação com a qual um computador trabalha.
Chaves Criptográficas – É um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de codificar e decodificar informações no meio digital.
Tipos de chaves
Existem chaves de 64 bits, 128 bits, assim por diante. Esses valores expressam o tamanho de uma determinada chave, quanto mais bits, mais segura é a criptografia.
Há dois tipos de chaves criptográficas: chave simétrica e assimétrica.
Chaves simétricas – É um tipo de chave mais simples, onde emissor e receptor fazem uso da mesma chave, ou seja, a mesma chave usada na codificação será usada na decodificação da informação. Sua utilização tem desvantagens, fazendo com que sua utilização não seja adequada em situações onde a informação seja muito valiosa.
Chaves assimétricas – Esse sistema trabalha com duas chaves: a privada e a pública onde a chave privada gera os códigos da chave pública: • Chave privada, outra chave deve ser criada para a codificação. • Chave pública um emissor cria uma chave de decodificação e envia ao receptor.
Técnicas básicas de criptografia
Transposição – ou anagrama, é basicamente mudar os caracteres de lugar ou posição. Cifra de transposição dos bits.
Substituição – Como o próprio nome já diz, é substituir o caractere. Cifra de substituição, troca os bits.
Certificação digital
Muito utilizado com chaves públicas, é um meio que permite provar que certo