Conceitos gerais de sitemas de informação gerencial
O Sistema de Informações interliga a obtenção, processamento, armazenagem e distribuição de dados que originam tomadas de decisão que são de competência do gestor por se tratar de atividade principal de processos administrativos que dependem de informações disponíveis para decisão, considerando para a assertividade, máxima abrangência, responsabilidade dos resultados e prioridade de cada decisão.
Dados são elementos isolados que quando armazenados e tratados permitem obter informações consistentes sobre determinada questão. Quando esta informação é devidamente analisada, chega-se ao conhecimento, permitindo tomar decisões seguras e acertadas originando novos dados, formando o ciclo de utilização das informações. Para alcançar informações é importante determinar a origem de dados a serem coletados. Se forem externos define-se a metodologia utilizada, e se internos a disponibilidade. Neste processo é importância validar o dado de acordo com o tempo para não se defasar. A fonte tem que ser confiável e os dados processados com agilidade para alcançar resultado satisfatório. Na armazenagem a Tecnologia da Informação destaca-se ordenando, tratando e transformando em banco de dados, proporcionando consultas através de operações matemáticas destacando totalizações e percentuais ou lógicas filtrando registros, obedecendo a escolhas, critérios e classificações. As formas de recuperação e disseminação da informação são através de arquivos eletrônicos consultados em terminais e com conteúdos disponíveis de acordo com cada usuário.
Informações empresariais são classificadas de acordo com nível hierárquico da organização, onde a Alta Direção é abastecida de informações estratégicas que definem o destino da empresa, a área gerencial ou liderança é abastecida com decisões estratégicas que transformam em informações táticas intermediadas para execução em nível de informação operacional. O Sistema de informação gerencial