SITE
O VIDEO NA SALA DE AULA
Jaguaruna 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
O vídeo na sala de aula: Todos contra o Bullyng
Tutora: Mariely da Silva
Tubarão
2015
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, comportamentos como o de apelidar e/ou “zoar” de alguém podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo.
No que diz respeito ao Brasil, segundo FANTE (2005), o fenômeno bullying é uma realidade inegável nas escolas brasileiras independentemente de turno de estudo, localização da escola, tamanho da escola ou da cidade onde ela se localiza ou se são séries finais ou iniciais ou ainda se a escola é pública ou privada. Devido sua incontestável relevância, este tema vem despertando um interesse crescente nos meios acadêmicos, até mesmo por se tratar de uma questão de abrangência multidisciplinar, envolvendo diferentes ramos de atividade, como a educação, a saúde, e a área jurídica.
Desenvolvimento
Bullying é um termo utilizado para denominar uma questão antiga que durante muito tempo não foi vista como algo preocupante, até que, por volta dos anos 1970 surgiu na Suécia um grande interesse de toda a sociedade pelos problemas entre agressores e vítimas nas escolas.
As agressões do bullyng sempre causam sofrimento, interferindo drasticamente nos processos de aprendizagem e socialização, podendo deixar graves sequelas emocionais. Trata-se de uma questão mundial que implica em sérias consequências para todas as pessoas e para o futuro, pois, de acordo com os psicólogos traz prejuízos à formação emocional e sócioeducacional dos indivíduos, além de contribuir para a produção, em larga escala, de cidadãos estressados,