Sistemática comércio exterior
1. Introdução
2. Conceito
2.1 Exportação Direta
2.2 Exportação Indireta
3. Planejamento
3.1 Pesquisa de Mercado
3.2 Negociação com o Importador
3.3 Elaboração de Fatura Pro Forma
3.4 Elaboração da Commercial Invoice
3.5 Elaboração de Packing List
3.6 Emissão de Nota Fiscal
3.7 Emissão de Certificados
3.8 Solicitação de Despacho Aduaneiro
3.9 Contratação de Câmbio
3.10 Transporte Rodoviário
4. Correntes de Transmissão
5. Referências Bibliográficas
1. Introdução
Estão sendo apresentadas neste trabalho as razões pela qual a empresa optou em iniciar suas atividades no Mercado Externo, visando o desenvolvimento e ampliação de seus negócios; Além dos aspectos técnicos que envolvem todo o processo de Exportação de seu produto, no que envolve documentação, certificações exigidas, embalagens, transporte, despacho aduaneiro, contratação e fechamento de câmbio.
2. Conceito
Exportar é o ato de vender os produtos de sua empresa para um mercado fora do território nacional. Esta operação está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas como alternativa para o crescimento de seus negócios, porém não pode ser considerada como uma saída temporária para crises tampouco como uma forma de liquidar excedentes de produção.
A Internacionalização conduz a empresa ao desenvolvimento, pois para ganhar e manter os novos mercados é preciso modernizar-se, o que acarreta numa busca contínua por novas tecnologias e consequentemente maior qualidade de seus produtos. O Comércio Exterior adquire cada vez mais importância para as empresas que buscam o crescimento, assim como a economia brasileira, pois as atividades que envolvem a Exportação, além do ingresso de divisas geram mais empregos para o país.
A diversificação de mercado gerada através do processo de exportação permite que a empresa amplie sua carteira de clientes, o que reduz os riscos, por faz com a empresa seja menos dependente, além de eliminar a sazonalidades.
Com a ampliação de