SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE
DE ENFERMAGEM AO PACIENTE
Ana Paula Bessa Cavalcante
Daiane Oliveira da Silva
João Paulo Silva Souza
Raquel Rita Martins
Waldinéia R. Bentes
Orientadora: Débora Melo
INTRODUÇÃO
Para realização deste estudo estivemos nos dias 09 a 17 de outubro de 2014, no Hospital Cemetron, clinica medica masculina , na cidade de Porto Velho-Ro, prestando cuidados de enfermagem a um paciente com diagnóstico de Hanseníase, Leishmaniose e Diabetes tipo
II.
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL:
Realizar Sistematização da Assistência de Enfermagem
(SAE) a um paciente com diagnostico medico de
Hanseníase, Leishmaniose e Diabetes tipo II.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar levantamento de dados sobre o estado de saúde da paciente, através de investigação (anamnese, exame físico) e histórico de enfermagem.
Elaborar planos de cuidados em enfermagem de acordo com os diagnósticos de enfermagem encontrados.
METODOLOGIA
TIPO DE ESTUDO
Trata -se de um estudo de análise descritiva de cunho exploratório tipo estudo de caso, realizado a partir de coleta de dados a partir da observação direta e indireta tendo como instrumentos entrevista, exame físico, analise do prontuário e levantamento bibliográfico.
DOENÇAS
LEISHMANIOSE
As leishmanioses são doenças infecto-parasitárias que acometem o homem, causadas por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania. A doença pode apresentar diferentes formas clínicas, dependendo da espécie de Leishmania envolvida e da relação do parasita com seu hospedeiro . (CARVALHO & GONTIJO,2003).
www.pharmatech
HANSENIASE
É uma doença causada pelo Mycobacterium Leprae, que é um bacilo. Ele foi descoberto em 1873 pelo médico
Amaneur Hansen, na Noruega, um país da Europa que já controlou a Hanseníase, em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é chamado de Bacilo de Hansen
(Brasil,2008)