Sistematizacao da assistencia de enfermagem
PÚBLICA SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
MARIA DAS GRAÇAS UCHÔA*
MARIA MADALENA DEL DUQUI LEMES**
Resumo:
Este trabalho objetivou identificar o conhecimento do enfermeiro sobre a Sistematização da
Assistência de Enfermagem (SAE), através de uma pesquisa descritiva, segundo a metodologia quantitativa, com 19 enfermeiros, após aprovação pelo Comitê de Ética. A maioria dos enfermeiros conhece o método de Sistematização da Assistência de
Enfermagem; porém, a mesma não é utilizada devido a diversos fatores: falta de recursos humanos, rotatividade, quantidade de pacientes, alguns desconhecem o processo e falta de convivência com a SAE.
Palavras-chave: Enfermagem; Planejamento; Sistematização; Atividades.
*Aluna do 10º período do curso de enfermagem da Universidade Católica de Goiás. Trabalho de
Conclusão de Curso na modalidade de monografia, pesquisa de campo.
**Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira. Professora efetiva do curso de enfermagem da Universidade Católica de Goiás. 1-Introdução:
A enfermagem, conforme concebeu Nightingale, “é um conjunto de atividades que visavam colocar o ser humano doente nas melhores condições para que a própria natureza o curasse”. Portanto, o indivíduo é o eixo norteador do trabalho da enfermagem no sentido de que esta atividade constitui um serviço humanitário, centralizado nas atividades de prestar assistência às necessidades do ser humano, estando este predominantemente no ambiente hospitalar (Abdellah, 1971).
Os elementos que constituem a natureza do trabalho de enfermagem são o ser humano como receptor dos cuidados, os agentes que prestam esses cuidados, a finalidade, os meios para ação e o meio social e ambiental onde ela se processa (Abdellah, 1971).
A prática integrada dos cuidados de enfermagem, com estes três elementos, está intimamente associada às estruturas sociais