Sistemas
Por Análise de Sistemas (AS) entende-se a actividade inicial do processo de desenvolvimento de sistemas em que se determina e especifica o que um sistema deve fazer bem como as circunstâncias sob as quais deve operar, envolvendo geralmente um esforço colaborativo entre analistas de sistemas e utilizadores, no qual os primeiros procuram obter a partir dos segundos, num processo gradual e cumulativo, o maior conhecimento possível acerca do domínio do discurso do sistema e respectivo ambiente. Os utilizadores são quer os futuros/potenciais utilizadores finais dos SI quer os gestores responsáveis pela unidade organizacional onde o SI será implementado ou clientes que necessitam desenvolver um SI.
Neste trabalho faremos um breve estudo acerca da análise de sistemas, definição, função, perfil alem das áreas de actuação de um analista de sistemas.
1. Análise de Sistemas
A análise de sistemas é uma actividade crítica no processo de desenvolvimento de sistemas, por ser uma etapa inicial e cujas falhas terão efeitos em cadeia nas etapas subsequentes assim como no produto final.
O envolvimento dos utilizadores é um tópico crítico em todo o processo de desenvolvimento de sistemas de informação. O seu nível de participação tem um impacte directo, positivo e significativo na satisfação dos utilizadores. Quanto maior for a sua participação no projecto, maior a sua satisfação como utilizador final.
No que respeita à análise de sistemas, a participação dos utilizadores aumenta a aceitação do SI
1.1. Analista de Sistemas: Definição
Os analistas de sistemas são os agentes do processo de desenvolvimento de Sistema de Informação que, com a colaboração dos utilizadores, determinam e especificam os requisitos dos sistemas a desenvolver, desempenhando um papel de facilitador, de condutor ou decisor. Ou seja, o Analista de Sistemas é o profissional responsável por actuar com análises e projectos de sistemas, levantamentos de requisitos e regras