Sistemas
Nomes: Raphaela Paes; 5 Waleska Pires; 9
Professor: Armando Vargas
Disciplina: Biologia
Sistemas:
Respiratório e Excretor
Vassouras, 10 de novembro de 2014
ÍNDICE
ÍNDICE DE IMAGEM
ÍNDICE DE TABELA
INTRODUÇÃO
O sistema respiratório é uma complexa rede de tubos e vias que desempenha a tarefa vital de oferecer ao corpo o oxigênio necessário à sobrevivência. Nesse processo, ele precisa se defender contra diversos invasores.
Os pulmões são dois órgãos cônicos situados de cada lado do coração. Estão conectados ao mundo externo por um sistema de vias respiratórios. Esses tubos ocos conduzem o ar que entra pelo nariz e pela boca, desce pela garganta e segue até um sistema ramificado de tubos que terminam em milhões de pequenas bolsas de ar circundados por vasos sanguíneos. Ali, o sangue consegue absorver oxigênio e eliminar gases residuais. Esse conjunto de tubos, vias e espaços juntamente com as estruturas que os circundam, é conhecido como sistema respiratório.
O sistema respiratório é muito delicado, robusto e também uma das partes mais vulneráveis do corpo. Naturalmente, sua principal função é a respiração – inspiração e expiração.
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que tem a função de filtrar o sangue, absorver água e substancias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e eliminar os resíduos desnecessários ou em excesso para o organismo. Este sistema é constituído por dois rins, dois uretes, uma bexiga urinária, uma uretra, finalizando no pênis ou vagina.
Além de eliminar aquilo que não faz bem o sistema excretor é o principal responsável pelo controle da composição química, Os rins agem nas concentrações plásmicas ou ions como por exemplo o sódio, potássio, bicabornato e cálcio. Essas substancias são eliminadas na urina de acordo com a quantidade que existe das mesmas no sangue. O par de rins é nada menos que filtros que tiram as impurezas nosso sangue para