sistemas
Um sistema conceitual ou ideal é um conjunto organizado de definições, símbolos e outros instrumentos do pensamento (como as matemáticas, a notação musical e a lógica formal).
Um sistema real, no entanto, é uma entidade material formada por componentes organizados que interagem de tal forma que as propriedades do conjunto não se podem deduzir por completo das propriedades das partes (denominadas propriedades emergentes).
Os sistemas reais compreendem trocas de energia, informação ou matéria com o seu entorno. As células e a biosfera são exemplos de sistemas naturais. Existem três tipos de sistemas reais: abertos (recebem fluxos do seu ambiente, adaptando o seu comportamento de acordo com este), fechados (só trocam energia com o seu meio) e isolados (não há lugar a qualquer tipo de troca com o meio envolvente).
A Teoria Geral de Sistemas, por sua vez, é o estudo interdisciplinar que procura as propriedades comuns a estas entidades. O seu desenvolvimento começou em meados do século XX, com os estudos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy. É considerada como uma metateoria (teoria de teorias) que parte do conceito abstracto de sistema para encontrar regras de valor geral.
Também se pode mencionar a noção de sistema informático, bastante comum nas sociedades modernas. Este tipo de sistemas diz respeito ao conjunto de hardware, software e suporte humano que pertencem a uma empresa ou organização. Incluem computadores bem como os programas necessários para o processamento de dados e as pessoas responsáveis pela respectiva gestão.
Do latim systema, um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como