Sistemas
O Ruby é uma linguagem dinâmica, refletiva e de utilização geral que combina sintaxe inspirada no Perl, com funcionalidades ao estilo Smalltalk. Foi desenvolvida por Yukihiro Matsumoto em meados dos anos 90 e o seu foco sempre foi à simplicidade de codificação e a produtividade do processo de programação. Com uma sintaxe elegante torna-se muito fácil de ler e escrever.
O Perl é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e interpretativa Foi desenvolvida por Larry Wall em 1987 como uma linguagem de scripting de utilização abrangente e o seu objetivo era tornar os processos de reporting mais fáceis. Tem sido alvo de constantes revisões e alterações ao longo dos anos e a versão mais recente desta linguagem de programação é a 5.16.3, lançada em Março de 2013.
A linguagem C é em nossa opinião (e de muitos) a mais popular até esta data, seja no seu estado nativo ou pelas influências que teve em muitas das outras linguagens. Desenvolvida entre 1969 e 1973 por Dennis Ritchie nos laboratórios Bell é uma linguagem que é suportada por praticamente todas as arquiteturas de computador, e muito utilizada no desenvolvimento de drivers e de outro software complexo. O sistema operativo UNIX é o melhor software desenvolvido em C. Sendo uma linguagem complexa e de difícil aprendizagem, os que a dominam conseguem explorar outras linguagens com uma sintaxe similar (Java, C++, PHP, C#, etc.)
A C++ é considerada a referência na programação orientada a objetos. Considerada de médio nível, por combinar características de linguagens de altos e baixos níveis, é desde os anos 90 uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante utilizada nos meios académicos pelo seu grande desempenho e larga base de utilizadores. Foi criada por Bjarne Stroustrup (originalmente com o nome C com Classes) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Como curiosidades saibam que o sistema operativo Windows é desenvolvido em C++.