sistemas
O padre Achilles nasceu na Itália , província de Torino e veio ao Brasil em 1877, indo para Palmas, onde em 1878 assumiu a paróquia ficando responsável até 1903. Junto veio o seu irmão Ângelo e em 1891 chegou o outro seu irmão Vicenzo Saporiti Vacca, sendo que todos os irmãos passaram a ter o sobrenome Sapotiti, por Vacca ter sentido pejorativo no Brasil.
Padre Achilles, mesmo antes de passar a paróquia a outro padre em 1903, por abandono , já morava na Fazenda São Vicente em Campo Erê , onde era proprietário. Aqui criava gado, explorava madeira e erva mate. A erva mate era comercializada com a Argentina, onde seguia em mulas até o Rio Paraná e de lá para Buenos Aires e outras cidades .Em 1904 foi morto a machadadas por bandidos, pois havia se espalhado o boato, que após vender uma tropa de gado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, teria muito dinheiro. Após a sua morte a família retornou para Palmas e seu irmão Ângelo ficou encarregado de administrar os bens e a Fazenda de Achilles. Mais tarde Ângelo ajudou financeiramente o irmão Vicente se tornando um grande empresário de Palmas. O padre Achilles Saporiti está enterrado no antigo cemitério da Fazenda Caldatto em Campo Erê.
Embora esquecido, possui uma rua da cidade com seu nome, e na cidade de Palmas , a rua principal se chama Padre Achilles Saporiti.
Na Linha Agroisa, a família Vilhalta, possivelmente de origem italiana Villalta, se instalaram onde hoje é propriedade de Valmor Giacomin, tinham comércio, e vieram para Campo Erê com a família Saporiti, segundo relato de familiares.
Vicenzo , irmão de Achilles, e sua esposa Aurora.
A seguir trechos da dissertação apresentada por Eucléia Gonçalves Santos, em 2005, na Universidade Federal do Paraná, para obtenção do grau de Mestre em História. A pesquisa traz importantes referências do Padre Achilles Saporiti que foi vigário de Palmas e Campo Erê entre 1788 a 1903 e que tinha aqui a sua residência,