Sistemas
Um sistema é um conjunto de elementos diferentes, com atributos e funções distintas que interagem entre si e com o ambiente externo, seja de forma natural ou artificial, formando um todo organizado. Tais elementos consistem em sistemas menores, ou subsistemas e a sua integração se dá por causa da sinergia, que determina a forma que a transformação de um setor afetará os outros. Quanto mais alta a sinergia, mais eficiente o sistema. Sua ausência (entropia) resulta na desordem, no mau funcionamento ou até mesmo falha completa do sistema, principalmente se houver entropia interna.
Importância:
Pensar em sistemas é importante, pois se tornou uma competência de líderes, em que um indivíduo pensa globalmente e atua localmente. Ao desenvolver a capacidade de analisar os sistemas é possível encontrar maneiras tanto de interferir como se inserir no sistema
Sistema – sm. 1. Conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. 2. Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si e que formam estrutura organizada. [...] 4. Método, plano. 5. Modo, jeito.
Conceitos:
1.”O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.” (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2. “Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.” (ALVAREZ, 1990,