Sistemas e unidades de medidas
De acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Normalização e Qualidade Industrial) a metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. Os laboratórios de chão de fábrica são submetidos às normas internas da empresa, mas também às normas estabelecidas por lei e vigentes no país (consumo interno) ou países que a empresa costuma exportar seus produtos (consumo externo).
(Fonte: Site do INMETRO)
Antigamente, cada país, e às vezes até diferentes regiões de um país, adotavam sistemas de medidas próprios totalmente arbitrários e, geralmente, relacionados à partes do corpo humano. Assim, sugiram medidas como palmo, pé, polegada, etc. Tais unidades de medida eram extremamente imprecisos e criavam dificuldades nas relações comerciais entre as nações.
A primeira tentativa de unificar as unidades de medidas entre as nações ocorreu em 1789 através de uma iniciativa da Academia de Ciências da França. Este novo sistema de medidas foi chamado “sistema métrico decimal” e até hoje é um dos três principais sistemas de medidas encontrados no mundo. O SMD tem por base três unidades de medidas: metro, litro e quilograma. Entretanto, devido aos avanços tecnológicos, este sistema tornou-se obsoleto e foi substituído pelo atual Sistema Internacional (SI), bem mais complexo e diversificado. O Brasil adota o SI desde 1962 e seu uso tornou-se obrigatório no país a partir de 1988.
Regras de uso do SI:
1- Unidades são escritas em letra minúscula:
a. metro
b. litro
2- As unidades podem ser escritas por extenso ou representadas através de seus símbolos:
a. Unidade de comprimento: i. Nome:metro
ii. Símbolo: m
b. Unidade de tempo: i. Nome: segundo
ii. Símbolo: s
3- Plural de