Sistemas si
Você provavelmente conhece o Sistema SI como o “sistema métrico”. Esse sistema é usado em todo mundo, exceto nos Estados Unidos, Libéria e Myanmar (Burma). É o sistema preferido pela ciência, de modo que você, indubitavelmente, foi apresentado a ele em seus cursos de ciência.
A necessidade de medidas ficou evidente, assim que se iniciou o comércio entre humanos. No comercio primitivo, as unidades medidas eram baseadas em itens comumente disponíveis. Na Grã-Bretanha, bushel, usado para medir grãos,foi ao fim, padronizado como igual a oito galões imperiais, e o Stone usado para medir Stone, peso, foi, por fim, definido como igual a 14 libras A unidade de comprimento era baseada no pé humano. Rapidamente, ficou evidente que unidades de medidas tinham que ser subdivididas.
No século XVI, sistemas decimais foram criados, nos quais unidades de medidas foram divididas em 10,100 e 1000 partes, e assim por diante, e não em divisões fracionárias Em 1790 a Academia Francesa de Ciências estabelecesse um sistema de unidades que pudesse ser adotado em todo mundo. O sistema usava o metro como unidade de comprimento e o grama como unidade de massa. Esse sistema foi legalizado nos Estados Unidos em 1866. Em 1870, uma conferência internacional foi realizada em Paris, na qual 15 nações estiveram representadas.
Em 1881, o tempo foi incluído como a terceira unidade fundamental, e o sistema centímetro-grama-segundo (CGS) foi estabelecido. Fora dos laboratórios, esse sistema era inconveniente, de modo que, por volta de 1900, o sistema metro-quilograma-segundo (MKS) foi adotado. Em 1935, medidas elétricas baseadas no ampère foram adicionadas. Assim havia uma quarta unidade fundamental no sistema MKSA.
Em 1954, unidades fundamentais para temperatura (Kelvin) e intensidade luminosa (candela) foram adotadas, elevando o número de unidades fundamentais para seis. Em 1960, o sistema de medidas recebeu o nome formal de Le Systeme