SI Sistemas de informaçao
• Barreiras de entrada que restringem a oferta
– Ocorre quando uma organização tem o monopólio do mercado, seja ele por contrato exclusivo, patente ou outros instrumentos que garantam exclusividade do produto ou serviço.
• Controle da demanda
– Ocorre quando a organização tem o controle do mercado por escolha dos clientes, seja por qualidade – percebida ou real – ou por hábito. Nestes casos o custo de mudança é superior ao produto, como mudar o sistema operacional da Microsoft, pago, pelo Linux, gratuito, porém os usuários precisam de treinamento e diversas soluções adicionais ou personalizações podem custar mais por outras empresa possuirem o controle de demanda desta tecnologia.
• Economias de escala
– Utilizar equipamentos, instalações ou mesmo sistemas 24 horas por dia contra um concorrente com uso de 8h/dia, poderá trazer custos operacionais mais baixos e possibilidade de maior volume de vendas, claro, a preços mais baixos. Em casos de empresas financeiras, a fusão busca a redução de custos de back-office.
• Eficiência de processos
– Produzir de forma mais eficiente é a chave para a obtenção de vantagem competitivas. A eficiência pode se dar por expertise, excelência, treinamento de pessoas ou materiais e/ou equipamentos melhores.
2- O que é modelo das cinco forças competitivas de Porter? Como ele funciona? O que ele explica sobre vantagem competitiva?
• Esse modelo fornece uma visão geral da empresa, dos concorrentes e seu entorno.
• Modelo baseia-se no ambiente geral de negócios onde a empresa se insere
• Nesse modelo cinco forças competitivas determinam o destino da empresa
– Concorrentes tradicionais
– Novos entrantes no mercado
– Produtos e serviços substituídos
– Clientes
– Fornecedores
No modelo das cinco forças competitivas de Porter, a posição estratégica da empresa e suas estratégias são determinadas não apenas pela competição com os concorrentes