sistemas reprodutores
A reprodução é a função pela qua los seres vivos garantem a continuidade da espécie. Sem a reprodução, haveria extinção de espécies, ou seja, os seres vivos que morressem não deixariam descendência, ficando assim comprometida a sobrevivência da vida da Terra.
Nos animais ocorrem duas formas de reprodução: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Na reprodução assexuada, não há participação de gâmetas, os novos indivíduos são originados por um só progenitor.
Na reprodução há participação de células especializadas na reprodução designadas por gâmetas, ou seja, células reprodutoras masculinas (espermatozoides), e femininas (óvulos). Para que se forme um novo ser, deve haver a união gamética, designada por fecundação, e a formação do ovo.
A fecundação pode ser interna, dentro do organismo do sexo feminino, ou externa, fora do organismo do sexo feminino.
Aparelho reprodutor feminino
Uma das funções principais do aparelho reprodutor feminino é a produção dos gametas femininos (óvulos). Além desta função, este aparelho fornece o local apropriado para a ocorrência da fecundação (junção dos gametas femininos e masculinos), permite a implementação e o desenvolvimento do novo ser e executa a actividade motora suficiente para expelir (expulsar) o novo indivíduo durante o nascimento.
Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino são ovários, trompas de falópio, útero e vagina.
Os órgãos genitais da mulher podem ser classificados em externos e internos.
Órgãos genitais externos
Os órgãos genitais externos localizam-se anteriormente e logo abaixo do púbis, constituindo a parte visível do aparelho genital. São eles:
Monte de Vênus;
Grandes e pequenos lábios;
Vestíbulo da vagina [onde se abrem o orifício da vagina e o da uretra e os canais das glândulas de Skene