Sistemas politicos
SOCIALISMO
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo.O socialismo contituido um movimento de reação contra os abusos do liberalismo. Não se pode negar que, com as corporações de artes e ofícios abolidas em 1791 de decorrência da vitória da Revolução Francesa de 1789 o equilibrio econômico era perfeito. O trabalho havia sido levado à mais alta dignificação e a relação entre ele e o capital eram amistosas. Com a vitoria do liberalismo teve ínicio por coincidência, a era das invenções técnicas e o aperfeiçoamento do industrialismo; o trabalho passou ser considerado como simples mercadoria,sujeita, com as demais à oscilações de oferta e procura. A cogitações máximas passou a ser a do rendimento do trabalho, sob quaisquer condições por mais iníquas que fossem, e a do lucro em grande escala.
Para corrigir aos abusos e os defeitos dessa situação econômica e social,abalada pela liberdade economica, preconizada pelo protestantismo inglês e pela liberdade individual nascida com a Revolução Francesa, foi cogitada a socialização dos meios de produção e uma repartição mais equitativa das riquezas para serem corrigidas as desigualdades econômicas, procurando formas igualitárias, com base da necessidade comum.
Porém deve-se reconhecer os abusos do liberalismo economico, pelo mau uso das liberdades por ele proprio preconizadas, como a sorte de espoliações agravavando-se as condições dos trabalho e as relações entre o capital e o trabalho, o egoísmo capitalista a sede de lucros, foi um motivo ponderável para a eclosão da questão social moderna.
Tantas e não menos justas foram suas vitórias nas modernas democracia , cujo as economias são praticamente dirigidas pelo fundamento da prevalencia do enteresse social sobre o